Comitês em Ação

Ação da Cidadania entrega alimentos arrecadados na campanha Natal sem Fome

A atividade acontece no sábado, 16 de dezembro

Entrega dos alimentos arrecadados no Natal Sem Fome

? No Rio, arrecadação total é de cerca de 130 toneladas de alimentos não perecíveis a serem destinados a 160 comitês da região metropolitana; Campanha ainda permanece em várias partes do país

? Meta é arrecadar 500 toneladas em todo o Brasil. Site www.natalsemfome.org.br receberá doações até o dia 31 de dezembro de 2017

? Campanha, este ano em parceria com UNESCO no Brasil e FAO, teve participação da sociedade civil e de artistas como Caetano Veloso, Daniela Mercury e Mart’nália, entre outros, que postaram fotos com o prato vazio, símbolo da iniciativa, em suas redes sociais

? Empresas como Mastercard, iFood, Ancar Ivanhoe, Lojas Americanas Walmart e Oi participaram da iniciativa doando recursos, cestas ou sendo pontos de coleta

? Evento de entrega das cestas no sábado contará com apresentações de músicos voluntários do projeto Playing for Change Rio

A ONG Ação da Cidadania, fundada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, em 1993, que retomou em 2017 a Campanha Natal sem Fome após 10 anos de interrupção, promove no próximo sábado, dia 16/12, a entrega de cerca de 130 toneladas de alimentos não perecíveis arrecadados desde o dia 15/10 no Rio de Janeiro. No site www.natalsemfome.org.br as doações continuam até o dia 31 de dezembro. A meta nacional é arrecadar 500 toneladas de alimentos.

A campanha este ano foi realizada em parceria com a Representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura ( UNESCO no Brasil), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura ( FAO) e a Agência Africa.

Representantes dos 160 comitês da região metropolitana do Rio de Janeiro estarão na sede da Ação (endereço: Av. Barão de Tefé, 75, Gamboa) no sábado, recolhendo os alimentos para as famílias cadastradas, das 8h às 16h. Entre 10h e 12h, músicos voluntários do Movimento Playing for Change Rio se apresentarão, assim como fizeram na abertura da campanha. Uma parte das cestas será destinada ao MUSPE – Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais, que representa os servidores que estão sem receber salário há meses.

Para Daniel Souza, presidente do Conselho da Ação da Cidadania e filho do Betinho, 2018 será um ano importante. “A Ação da Cidadania nasceu do movimento pela Ética na Política, logo após o impeachment do Collor, quando toda a sociedade estava mobilizada e a fome entrou em pauta com o dado do IPEA de que 32 milhões de pessoas estavam abaixo da linha da miséria. Ano que vem vamos trazer de volta o Movimento Pela Ética na Política para ver se conseguimos mudar esse quadro de corrupção sistêmica no país. O ano de 2017 certamente foi um divisor de águas para nós e para a sociedade brasileira, que mostrou que não quer que o Brasil volte ao Mapa da Fome na ONU, do qual saiu em 2014”.

“Conseguimos promover a união da sociedade civil: empresas, ONGs, artistas, voluntários, enfim, cidadãos em prol de uma causa como a construção de um mundo bem melhor, sem fome. Diversos artistas como Caetano Veloso, Daniela Mercury, Chico Buarque, Débora Bloch, Mart’nália, Marcelo Serrado e Carlinhos Brown postaram fotos com o prato vazio, símbolo da campanha, em suas redes sociais e deram um grande impulso para a causa. Grandes empresas também se mobilizaram, seja com recursos, doação de cestas, atuando como pontos de coleta, ou participando da mesa da abertura da campanha no Aterro do Flamengo”, destaca Kiko Afonso, diretor-executivo da Ação da Cidadania.

Parceria com a Representação no Brasil da UNESCO

"Para a UNESCO é motivo de orgulho estar associada à uma iniciativa como a campanha Natal sem Fome, da Ação da Cidadania. Sabemos que a campanha isoladamente não vai acabar com a fome, mas já não há mais dúvidas de que a contribuição de diferentes atores da sociedade é fundamental para enfrentar esse problema que ainda hoje afeta milhões de pessoas no Brasil e no mundo. O terceiro setor, a iniciativa privada e a sociedade civil podem e devem contribuir para que os resultados de políticas públicas possam ser ainda mais significativos", diz Marlova Noleto, Representante a.i. da UNESCO no Brasil.

Empresas:

Para incentivar o consumidor, a Mastercard, maior doadora da campanha em número de pratos de comida, anuncia que até o dia 31 de dezembro, a cada 1 real doado pelo site da campanha com cartões da bandeira ou 1kg de alimento entregue nos pontos de coleta da Ação da Cidadania, a empresa doará a mesma quantia, podendo chegar até R$ 500 mil de doação. No iFood, foodtech líder de delivery online no Brasil, no próximo domingo, dia 17 de dezembro, todos os pedidos realizados serão revertidos em um prato de comida para a campanha. A Lojas Americanas e a B2W Digital participaram da mesa da abertura da campanha no Aterro do Flamengo e contribuem com doações de toneladas de alimentos. Já a Ancar Ivanhoe, uma das maiores empresas de shopping centers do país, transformou 17 centros comerciais da rede em ponto de arrecadação e mobilizou clientes, colaboradores, lojistas e parceiros a doarem cerca de de 100 toneladas. A administradora ainda lançou uma pegadinha do bem com câmeras escondidas, surpreendendo os clientes com pratos vazios ao invés dos pedidos e estimulando as arrecadações.

Outras grandes empresas, como Oi e Walmart, além do Terminal Rodoviário Novo Rio, foram pontos de coleta da campanha no Rio. A lista completa está no site www.natalsemfome.org.br.

Djs e cantores Playing for Change Rio que se apresentarão das 10h as 12h: Mestre de Cerimônias: Alex Ferreira; Dj Pimpolho; Dj VP; Cantores: Gabriel Moura; Ed Sena; Ricardo Germano; Gabi Strabello e Igor Carvalho; Fabio Homero; Passinho BF; Julia Mestre; Neyriellen Ferreira; Antonella e Lobinho. Direção de produção: Jorge Luiz Moreno, produção executiva: Fabiana Salgueiro, direção de produção: Jorge Luiz Moreno..

Sobre a Campanha:
A campanha, criada pela Africa, tem o objetivo de impactar e chamar a atenção da população para a volta da Fome. Os números são assustadores: 11% da população mundial, sendo que sete milhões de brasileiros (de acordo com pesquisa do PNAD/IBGE 2014) passam fome. As ativações da campanha começaram no dia 15/10 nas redes. As ativações nas redes sociais trazem o Betinho, idealizador da campanha Natal Sem Fome e o icônico prato prateado vazio. O engajamento de grandes artistas e influenciadores faz a campanha ganhar mais visibilidade, assim como o resgate do inesquecível filme da campanha de 1994 com o prato prateado vazio, que volta para a televisão impactando as pessoas para a volta da fome no Brasil. A campanha, neste ano, será realizada até o dia 20/12 com ações em out of home e presentes nos maiores portais. O propósito da ação é arrecadar a maior quantidade possível de cestas básicas e entregar para quem não tem o que comer na semana do Natal.

Sobre a Ação da Cidadania:
Nasceu em 1993, formando uma imensa rede de mobilização de alcance nacional para ajudar 32 milhões de brasileiros que, segundo dados do Ipea, estavam abaixo da linha da pobreza. Um movimento social que nasceu em 1993 baseado em um conceito simples: SOLIDARIEDADE, TODOS NÓS PODEMOS. Entre 1993 e 2005 foram arrecadadas 30.351 toneladas de alimentos em todo o Brasil, beneficiando 3.035.127 famílias. Entre 2006 e 2010 foram distribuídos 2.300.000 brinquedos e 500.000 livros em todo o país. Criada no auge do Movimento pela Ética na Política, a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida se transformou no movimento social mais reconhecido do Brasil. Seu principal eixo de atuação é uma extensa rede de mobilização formada por comitês locais da sociedade civil organizada, em sua maioria compostos por lideranças comunitárias, mas com participação de todos os setores sociais.

Assessoria de Imprensa
Ação da Cidadania
George Patiño
(21) 98758-7282/ 2233-7460
george.patino@acaodacidadania.org.br

Notícia publicada em 12.12.2017